Background Image

NOTÍCIAS CMDCA

A criança em primeiro lugar

17/12/2018

CDMCA realiza o I Encontro de Cidadania Pr?tica

No evento foram repassados recursos da destinação do Imposto de Renda às OSCs

O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Leme promoveu no último dia 13 de dezembro, no auditório da ACIL, o I Encontro de Cidadania Prática com objetivo de divulgar a destinação fiscal do Imposto de Renda e capacitar as OSCs (Organizações da Sociedade Civil) da cidade na captação de recursos.

No período vespertino, o presidente da ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos), João Paulo Vergueiro, palestrou sobre a importância e as formas de captação de recursos. Com base em pesquisas da ABCR, o palestrante informou que, embora fontes de recursos como Governo, outras organizações sociais (Fundação Abrinq, Instituto Ayrton Senna e outras) e empresas sejam importantes, a maior fonte de sustento financeiro das OSCs são indivíduos, que, no Brasil, doam R$14 bilhões/ano. Por isso, João Paulo destacou a importância das entidades manterem um setor específico para captação de recursos planejando e executando de forma sistêmica a busca de recursos junto aos doadores. Para isso, é necessário conscientizar a comunidade local que a entidade vive de doações e manter um estreito relacionamento e comunicação com os doadores. Outras formas de captação de recursos são eventos, marketing de causas, cofrinhos, aniversários solidários (onde o aniversariante aponta a entidade como recebedora do seu presente) entre outras.

Em seguida, a coordenadora da Escola Aberta do 3º Setor, Débora Verdan, apresentou o sistema de capacitação que oferece cursos on-line para os gestores de OSCs nas mais diferentes áreas, como captação de recursos, finanças, legislação, contabilidade, comunicação e outros.

No período noturno, a presidente do CMDCA Vera Maia e a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Josiane Pietro, abriram o evento saudando a todos e agradeceram pelo empenho das organizações na assistência às crianças e adolescentes da cidade.  O secretário executivo do CMDCA, Luciano Driel, apresentou fundamentos legais e práticos do CMDCA e um vídeo enviado pelo coordenador de Imposto de Renda da Receita Federal do escritório de Limeira, Valter Koppe. No vídeo, o agente da Receita explica como funciona o incentivo fiscal.

O diretor do escritório contábil JR, Otávio da Cunha, usou a palavra para lembrar a importância do trabalho dos contadores como incentivadores da destinação fiscal junto aos clientes, já que os contadores detêm a confiança deles. Em seguida, a juíza da Vara da Infância e Juventude de Leme, Dra. Adriana Barrea, também fez uso da palavra destacando a importância do trabalho das OSCs no Município e colocando-se à disposição delas no Poder Judiciário.

Antes da entrega dos valores apurados com a destinação fiscal do IR às entidades inscritas no CMDCA, foi apresentado um vídeo no qual foram exibidos todos os projetos já executados com estes recursos em 2016 e 2017 (o vídeo está disponível no site do CDMCA: www.cmdcaleme.com.br). No encerramento, cada entidade recebeu simbolicamente os valores já repassados do incentivo fiscal das mãos da presidente do CMDCA e da Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.